quarta-feira, 24 de junho de 2009


Resolveram começar pelo fim
O MEC tem uma idéia, sujeita à aprovação do Conselho Nacional de Educação, de empacotar em quatro grandes áreas de conhecimento as doze matérias normalmente ensinadas aos estudantes de ensino médio do país. Estamos falando de matemática, ciências humanas, línguas e ciências exatas e biológicas. A medida acompanha uma tendência mundial, de retirar as disciplinas dos escaninhos tradicionais, em que as divisões temáticas muitas vezes não refletem o mundo de verdade. Ao propor um currículo menos compartimentado, o MEC não apenas segue coerente com a experiência internacional, mas também com a linha de pensamento sobre a qual será construído o novo Enem, prova que, feita pelo ministério, vai substituir o vestibular, este ano ainda, em quinhentas universidades públicas e particulares do país.
A direção parece positiva. O momento, afinal, é de completo desinteresse pela escola – seja ela pública ou particular. É o que dizem 40% dos estudantes brasileiros que abandonam a sala de aula antes da hora, segundo um recente estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. O trabalho indica que é preciso melhorar rapidamente o cenário. Resta saber se o enxugamento de disciplinas sugerido pelo MEC terá qualquer efeito. Cabe aqui uma pergunta: como os mesmos professores de sempre, com a mesma formação de sempre e as mesmíssimas dificuldades conseguirão trazer à vida um currículo que se pretende inovador e capaz de livrar a escola da zona do tédio e do desinteresse absoluto que ela desperta? Parece difícil.
Foto: badbwoy.Por Monica Weinberg - 16:44
 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios